O Gênero Musical
O Funky (ou Funk) nasceu no final dos anos 50 de uma mistura de gêneros dos quais se diferencia pela presença do ” groove “, séries rítmicas que se repetem ciclicamente e nas quais o baixo e a bateria são os mestres …
Em Funky, é dado mais espaço às estruturas rítmicas do que à harmonia e, não surpreendentemente, é um gênero musical muito rítmico e a base de danças ou danças energéticas.
Foi com o sucesso de James Brown, considerado o criador do funk, que esse gênero mereceu consideração no cenário musical. Durante os anos 70, o funk foi se distinguindo cada vez mais em elementos que ainda o tornam facilmente identificáveis e únicos, antes de tudo as linhas de baixo prementes e repetitivas, para misturar com outros gêneros diferentes, jazz, blues, soul e dar vida, em alguns casos, a gêneros que revolucionaram a música disco, como o gênero house, nascido da união do funk com os primeiros experimentos eletrônicos dos anos 70.
Assim, o violino elétrico marca a transição da “música culta”, à qual tradicionalmente o violino sempre pertenceu, à ” música popular “.